Pages

sábado, 24 de março de 2012

Modelando: Quando a carreira começa cedo demais

Marc Jacobs nem deu bola para as exigências do CFDA e levou ao seu desfile da Semana de Moda de Nova York modelos com idade abaixo da permitida. Entre as tops estavam Tharine Garcia e Ondria Hardin, de 14 e 15 anos respectivamente. Obviamente não demorou a aparecerem críticas ao estilista. 



“Faço o desfile como eu acho que tem que ser e não do jeito que me dizem pra fazer… Se os pais deixam, não vejo razão alguma pra dizer que não podem”, disse à imprensa.

Recentemente, Diane von Furstenberg  (presidente do CFDA) enviou uma carta de exigências aos estilistas e dezenas de agências assinaram um compromisso concordando em manter as meninas e meninos menores de idade fora da passarela. Mas Jacobs não gostou da ideia e pela postura que teve, tudo indica que a estilista acaba de ganhar uma pedra no sapato.



O texto original do portal de notícias Vírgula se refere a um fato recente ocorrido ainda em fevereiro durante a semana de moda em Nova Iorque.


Apesar de ter iniciado na carreira aos 16 anos, hoje consigo entender o quanto a maioridade é importante nesse caso. Muita gente pode discordar e dizer que idade é só um número, mas na minha opinião conservadora acredito que esse fator "idade"esteja diretamente ligado à formação de caráter e às condições psicológicas e emocionais de uma pessoa, que nessa ou em qualquer outra profissão, é mais do que necessário que seja equilibrada.


Além disso, começar essa carreira aos 14, 15 anos de idade, é abrir mão dos estudos, da adolescência, de amizades e relacionamentos constantes, da família, e muitas vezes, da saúde.
Conhecer outros países, novas culturas e pessoas, é uma experiência e tanto, mas viver num ambiente que não é estável, pode ser muito negativo, principalmente para uma adolescente longe de casa e dos pais.


Os pais que autorizam, muitas vezes não têm ideia de que suas filhas estarão sujeitas à exploração e abuso sexual. É verdade, isso acontece em muitos ambientes de trabalho, não é só na moda, mas a questão aqui é a idade, certo? Portanto, discordo de Marc Jacobs e sou completamente a favor que o CFDA proíba a entrada de menores nas passarelas. Mais que isso, as próprias agências deveriam ser proibidas de contratar menores de 18 anos.



6 Alices comentaram:

Iza disse...

Também concordo com você. Acho errado isso. O adolescente que começa qualquer profissão cedo, seja modelo ou outras, está sujeito a abrir mão dos estudos. Então tudo no seu tempo. Beijos!

**Tô te seguindo no blog lovin, me segue de volta? PLZ!

Coqueluxos disse...

Nathalia, concordo com vc, até porque essas meninas ainda não tem maturidade suficiente para estarem tão longe de casa e sozinhas...
bjokas

Laís disse...

Interessante esse assunto...
De fato acho que 14 anos é cedo demais para começar a trabalhar, por mais que a menina negue, ainda é muito imatura...
O melhor é esperar... que tem potencial não perde oportunidades!

Beijo!
www.oh-myfashionblog.blogspot.com

Unknown disse...

Beautiful blog and lovely posts! I'd like you to be my friend and follow each other:) Please visit my blog and let me know how you feel about this.
Thanks sweetie!

Vanessa Teixeira disse...

Adorei o assunto e sou conservadora com relação a isso. E acho que adolescente deveria estar estudando e fazendo as coisas da idade e não tendo que passar por situações que muitas vezes não estão acostumadas.
Beijinhos...

teste disse...

Olá, Nath!
Gostei bastante do assunto tratado no post. Jovens menores de idade não devem abrir mão de amizades, estudos e divertimento por conta dos pais que querem que eles trabalhem cedo demais.
Tudo tem o seu tempo certo, e isso também vale para o mundo fashion!
Tenha uma maravilhosa semana!
Beijos!
Biih
http://hellostar.org