Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Impressões: Branca de neve e o caçador


Depois de ter escrito um pouquinho sobre Espelho, Espelho Meu no final de abril, achei justo bolar um post comparação com a versão da Kirsten Stewart, já que aproveitei o friozinho do feriado para ir ao cinema.

O elenco, muito bem escolhido, é animador, pois conta com a M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A da Charlize Theron como Ravenna a rainha malvada, Kirsten Stewart, a crepusculete, de Branca de Neve e o Chris Hemsworth, o gatíssimo Thor, como caçador.


As divergências entre os dois contos de fadas aparecem logo no princípio. Enquanto Espelho, Espelho meu tem um viés mais cômico e até infantil, Branca de Neve e o Caçador é uma versão mais adulta e sombria do conto de fadas. Nesse caso explora-se muito mais o lado maléfico da rainha Ravenna que não mede esforços para se manter jovem e (indecentemente) linda - Será uma crítica ao padrão estético atual? Quem pretende levar as crianças ao cinema, pode ir tirando o cavalinho da chuva pois as cenas da bela rainha são pesadas há ponto de chocar até os marmanjos.


Quanto ao figurino, o contraste entre os dois filmes é também gritante. O mundo de Espelho, Espelho Meu era doce, colorido e cheio de babados, com uma proposta que lembrava a corte francesa de Maria Antonieta, já a inspiração em Branca de Neve e o Caçador vem do estilo medieval que aparece em uma releitura moderna com direito a detalhes minuciosos nas peças.


O que de fato chama a atenção dos telespectadores no visual da trama são os efeitos especiais e a produção artística de cada cenário. Acho que não poderíamos esperar menos do produtor de Alice no País das maravilhas, certo? O figurino da rainha Ravenna em contraste com o da própria Branca de Neve é digno de alta costura e cheio de elementos que remetem à morte, como estruturas feitas de finos ossos, asas e chifres de besouros e penas de corvos. Enquanto a princesa de pele alva e lábios vermelhos passa o filme inteiro usando uma roupa suja e rasgada, bem típico de Kirsten Stewart mesmo.


Outra diferença marcante entre as Brancas de Neve é a personalidade da protagonista que   no filme recém lançado, apesar de ser pura e doce, é forte e guerreira e capaz de liderar um exército de cavaleiros.

Branca de Neve e o Caçador é um filme forte com cenas de guerra, que foge um pouquinho do conceitual conto de fadas. Fica aí uma dica para quem procura um programinha mais sussa para o feriado.

4 Alices comentaram:

laianynunes disse...

Realmente é tudo isso que você disse! Nota 10 pro filme. bjo

Thamires Vasconcelos disse...

Depois de ler o post fiquei com mais vontade ainda de ver o filme! Como Charlize conseguiu ficar mais linda né? Só não gosto a Stewart no elenco, ela é muito sem sal!

Beijos

Iza disse...

Necessito assistir esse filme. Adoro aventura e suspense; ainda mais com o Chris Hemsworth *lindo* e a talentosíssima Charlize Theron. Beijão <3

Coqueluxos disse...

Nathalia, eu amei este filme, assisti semana passada com minha filha e super recomendo... bjokas