Pages

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Usando todas as roupas do armário

Caras consumistas, sei que o título sugere uma missão que parece difícil, considerando a quantidade de roupas entuxadas no nosso armário, gavetas, prateleiras e onde mais couber. Sem falar naquela bendita mania (que todo mundo já teve) de insistir em usar as mesmas roupas com super frequência e variando raramente na produção. Isso é um problema das mulheres e independente da classe social, tem gente que gosta de acumular, e tem gente que gosta de acumular ROUPAS.

Eu achei uma solução para o meu guarda-roupa  e para a minha mania de usar sempre as mesmas peças, e talvez isso sirva de inspiração para você, amiga acumuladora. 

Para começar: 

LIVRE-SE daquelas peças que você não usa. Sabe aquela roupa que você acha o máximo, tem há dois anos guardada só esperando a oportunidade perfeita para usá-la? Dois anos se passaram, gata. A oportunidade não surgiu, doe para alguém que faça melhor proveito. 

Livre-se daquela peça que não te serve mais, tanto as largas quanto as apertadas. Concorda que a melhor coisa é ter um pouquinho de espaço para pelo menos poder mover os cabides na hora de escolher a roupa? 

Se for muito difícil praticar o desapego, estipule um prazo antes de fazer a doação. Ficou 5 meses sem usar (olha como eu estou sendo boazinha), tá na hora de passar pra frente.

Organize-se:

Aqui fica o segredo do negócio. Com o guarda-roupa todo organizado, fica mais fácil de achar tudo o que você procura e facilita na hora de montar a produção, sem falar que o risco de você deixar alguma roupa esquecida e perdida lá dentro é bem menor.

 Eu separo meu guarda-roupa da seguinte forma: nas gavetas ficam as camisetas e roupas casuais, usadas na faculdade,  pra tomar um sorvete, enfim, aquelas roupinhas despretenciosas mas que têm o seu charme (camisetas, saias e shorts).


Na prateleira ficam as calças dobradas.


Cabides 1: no início do armário ficam as de uso pro dia-a-dia, bonitinhas mas nada especial, do mesmo gênero daquelas que ficam guardadas na gaveta,  geralmente aquela peça que já tem alguns aninhos de vida, mas que ainda tá boa e que você adora (blusas, casacos e vestidos).


Cabides 2: mesmo esquema, blusas, casacos e vestidos, para ir trabalhar, para ir no cineminha, para ir ao shopping, jantar, etc. Aqui são as roupas mais arrumadinhas, mas que também servem para o dia-a-dia sem deixar a produção over.


Cabides 3: blusas, saias e vestidos de festa, baladinha, barzinho, aniversários, ou seja, ocasiões especiais.


O importante é que você faça questão de usar todas as roupas que estão no armário.
Para que isso aconteça, estipulei uma ordem de uso, acredite, nada fica parado e abandonado lá dentro. Como de segunda a sexta-feira são dias de aula, fica uma gaveta com roupitchas casuais para cada dia da semana, se houver algum evento importante ou alguma reunião, pulo para os cabides 2 ou 3, onde ficam as roupas mais legais. 

Exemplo:

Segunda-feira = gaveta 1
terça-feira = gaveta 2
quarta-feira (reunião) = cabide 2 (blusas)
quinta-feira = gaveta 3
sexta-feira (festa) = cabide 3 (vestidos)
sábado (cinema) = cabide 2 (saias)
domingo (almoço)= cabide 2 (blusas)
segunda = gaveta 4
terça = prateleira de calças
quarta = cabide 1 (blusas)
quinta (jantar) = cabide 2 (casaquinho)
sexta (karaokê) = cabide 2 (blusas)

E assim vai. É um esquema rotativo, cada dia a produção é feita em cima de uma peça, aí nada fica parado.

10 Alices comentaram:

Iza disse...

Ótimas dicas. Tô precisando arrumar meu guarda-roupa e usar mais peças; mas primeiro livrar-me daquelas que não quero mais... Beijos :)

Mery - Coqueluxos disse...

Nathalia, adorei as dicas... eu sou uma consumista que acumula muitas peças de roupas, mas uso todas... a acada estação que passa, separo o que eu não usei e repasso... bjokas

priscila bandeira. disse...

caramba, preciso fazer isso!

tenho roupas que nem quero ver a cara maais hahah

beijão
http://mondeetmode.blogspot.com.br/

Dy. disse...

Adorei a dica, organização sempre ajuda na hora de montar um look :)
bom feriado!
fashionforanyone.blogspot.com

Nathalia disse...

Adorei as dicas, muito interessante este esquema que voce faz! eu me inspirei muito no blog um ano sem zara para aproveitar todas as roupas do armario em diferentes looks, é muito bom tbm :)

Natália Alves disse...

Gostei das dicas!
Tem coisa no armário que eu não uso, por não saber que ela tá la! hahaha
Adorei as dicas!
Beijos!

Ju disse...

Amei isso, Nath!!!

Bruna disse...

Ótimas dicas :)
Beeijo

http://besidesthebasic.com/

Mara Rúbia disse...

Amei o post! Bjuhs, muah!!!

mileumacoisasdamara.blogspot.com.br/

Ellen Augusta disse...

faço um rodízio de roupas, uso todas, as que já usei, depois de lavar e passar (não guardo nada usado), guardo no fundo do armário. Assim se usa tudo e é divertido também.